sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aprenda como Cultivar as Lindas Orquídeas

Orquídeas      
Fáceis de manter, resistentes e muito bonitas, as orquídeas são um dos tipos de flores mais práticos para se cultivar em casa. Elas podem ficar em praticamente qualquer local que seja bem iluminado, pode ser um jardim, um quintal, ou mesmo no parapeito de uma varanda de apartamento.
Mini Orquídea Phalaenopsis Plantada
Mini Orquídea Phalaenopsis Plantada
Outro atrativo dessa espécie é a variedade de exemplares que ela apresenta. São mais de mil gêneros e cerca de 30 mil tipos conhecidos. Por isso, é possível encontrar flores de orquídeas nas mais variadas cores, tamanhos, com perfumes de maior ou menor intensidade e de uma beleza incomparável.
Orquídea phalaenópsis bicolor
Orquídea phalaenópsis bicolor
O cultivo desse tipo de planta é considerado bastante simples. Bastam alguns cuidados básicos para que elas durem por anos a fio. O primeiro deles é lembrar que as orquídeas plantadas em vasos precisam de um bom substrato, um preparado especial de minerais e outras substâncias que ajudam no bom desenvolvimento da planta, e pode ser encontrado em qualquer floricultura ou lojas especializadas em jardinagem e paisagismo. De acordo com especialistas na área, poucas são as espécies de orquídeas que se desenvolvem em terra comum.
Orquídea Denphale Verde
Orquídea Denphale Verde
Os vasos, por sua vez, devem estar apoiados em alguma espécie de prateleira – uma tábua limpa e dois tijolos já servem para construir um bom suporte. A medida é necessária para que evitar que a planta atraia lesmas. Não é preciso colocar um prato embaixo do vaso, isso facilitará o escoamento do excesso de água da rega. Se o substrato ficar muito úmido a orquídea pode não se desenvolver plenamente. Adubar a planta pelo menos uma vez ao mês também é importante para que ela cresça saudável.
Orquídea Cymbidium Rosa
Orquídea Cymbidium Rosa
Apesar das orquídeas não florescerem o ano todo, suas flores duram bastante tempo. Uma maneira de conseguir ter sempre uma flor dessas em casa é escolher várias espécies de estações diferentes e compor seu próprio orquidário.
Orquídea Chuva de Ouro
Orquídea Chuva de Ouro
Outra dica é ficar atento sobre o modo correto de regar a planta. As orquídeas devem ser molhadas debaixo de uma torneira, mas somente se o substrato estiver realmente seco. Do contrário, deve-se esperar que ele seque. A rega normalmente ocorre numa frequência de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima. Ao regar a planta evite molhar as flores, pois elas são bastante delicadas e quando molhadas, podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças.
Orquídea Phalaenopsis Branca e Porta Retrato
Orquídea Phalaenopsis Branca e Porta Retrato
De uma beleza única, as orquídeas são muito usadas em uma grande variedade de arranjos florais e podem ajudar a compor ótimos presentes para as mais diversas datas comemorativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário